.parts{ display: block; }
A Qualcomm semiconductor company e o Provedor de satélites Iridium anunciaram o fechamento de um projeto dedicado à prestação de serviços de comunicação por satélite para smartphones convencionais. Em meio a esse relatório, o preço das ações da Iridium caiu mais de 8%.
A operadora indicou que ambas as partes conseguiram desenvolver e demonstrar a tecnologia com sucesso, mas os fabricantes de smartphones não incorporaram a solução em seus dispositivos. Isso levou a Qualcomm a rescindir seu contrato com a Iridium.
As grandes empresas estão ansiosas para entrar no mercado emergente de implantação de comunicações via satélite em smartphones sem modificações adicionais. Vários fabricantes de smartphones, provedores de serviços e empresas de satélite estão colaborando em projetos semelhantes, incluindo Apple, Iridium, SpaceX, AT&T, T-Mobile, ast SpaceMobile e outros.
A Apple já está gastando uma quantia significativa de dinheiro para fornecer o serviço de satélite de emergência que a empresa implementou nos modelos iPhone 14.
A Qualcomm indicou que os fabricantes de smartphones "preferiram soluções padrão" para conectar telefones a comunicações via satélite. A empresa disse que espera continuar a trabalhar com a Iridium em soluções baseadas em padrões, ao mesmo tempo em que interrompe o trabalho na tecnologia patenteada lançada no início deste ano.
Iridium observou, que a rescisão do contrato com a Qualcomm permite que a operadora para retomar a cooperação com outras empresas, trabalhando em projetos de comunicações por satélite. A decisão de encerrar a parceria não afetará as previsões financeiras da Iridium para 2023, disse a empresa.
A Qualcomm e a Iridium assinaram um acordo em janeiro deste ano. A parceria incluiu o fornecimento de um serviço de mensagens via satélite em smartphones Android premium.